Tomar
 
 
Coluna com o capitel ilustrando a fundação de Tomar.
 

Na igreja há um capitel que nos conta um episódio da história da fundação de Tomar. Olhando para o cimo da segunda coluna do lado direito, podes ver um javali a ser trespassado pela lança do caçador, auxiliado na caçada pelo seu cão. Foto 360º, Foto 1, Foto 2

Outros capitéis da igreja contêm mensagens que, no presente, nem sempre são fáceis de entender. Foto 3

As colunas de S. João não teriam nada de especial a assinalar se não fosse uma particularidade, a primeira da esquerda é diferente de todas as outras! Foto 4, Foto 5, Foto 6, Foto 7, Foto 8

Não é exagero dizer que o púlpito é a jóia mais preciosa da igreja de S. João. Foto 9, Foto 10, Foto 11

A maneira como a pedra está esculpida, sobre emblemas do rei, faz-nos lembrar o trabalho que vimos no portal. Foto 12, Foto 13. Não é só forma que nos faz pensar que o púlpito e o portal serão obra do mesmo artista, também os temas são semelhantes. Foto 14, Foto 15, Foto 16

No capitel da coluna onde está o púlpito, vemos uma máscara com folhas a sair pela boca. Foto 17, Foto 18

Na parede sul, à direita da entrada, podemos ver duas telas que nos contam a morte de São João Baptista. Foto 19

Nesse tempo, Herodes era rei dos judeus, casado com Herodíase, e São João terá dito sobre ela algumas coisas que não agradaram muito à rainha. Ela e a filha, Salomé, pensaram num plano para se vingarem do Santo. A bela Salomé vai dançar para Herodes, seu padrasto, coberta apenas por finos véus. O rei fica de tal maneira maravilhado que, no final, prometeu dar-lhe tudo o que ela desejasse. Salomé pediu a cabeça de S. João Baptista numa bandeja. A vingança estava conseguida. Foto 20, Foto 21, Foto 22

Estas telas são da autoria de Gregório Lopes, pintor dos reis D. Manuel e D. João III, que esteve em Tomar durante três anos, enquanto pintou estes e outros quadros. Foto 23

Depois de entrarmos na igreja, uma porta gradeada, à direita, dá acesso ao baptistério, já na base da torre. É aqui que se encontra um tríptico, do século XVI, sobre a Vida de Cristo. Foto 24

É uma obra atribuída à escola do pintor flamengo, Quentin de Metzys, do princípio do século XVI. Foto 25, Foto 26, Foto 27, Foto 28

Este tríptico tem uma curiosidade muito interessante. As duas partes laterais funcionam como portas e quando fechadas, mostram duas pinturas que parecem estátuas. Foto 29

Como os olhos vêm habituados à luz do dia, quando se entra dentro da igreja achamos escuro o interior. È por isso que o brilho dourado, vindo do altar-mor, chama ainda mais a nossa atenção… Foto 30, Foto 31, Foto 32, Foto 33

Carregando informação, por favor aguarde...